Projeto

Estudo de Sustentabilidade Hídrica

O Estudo de Sustentabilidade Hídrica foi desenvolvido para uma unidade de pesquisa agrícola com o objetivo de avaliar a suficiência hídrica local para as atividades realizadas na unidade.

A EBP foi contratada por uma indústria agroquímica para desenvolver um Estudo de Sustentabilidade Hídrica de uma de suas unidades de pesquisa e desenvolvimento agrícola.

Este estudo foi motivado devido à maior frequência de episódios de oscilações no regime hídrico (escassez hídrica e elevadas precipitações) vivenciado no Brasil, quando a empresa detectou a necessidade de entender os riscos relacionados à disponibilidade hídrica para suas atividades, uma vez que dependem prioritariamente da água para serem desenvolvidas.

A partir dessa necessidade do cliente, o estudo foi concebido/estruturado de forma a mapear os processos relacionados à água (abastecimento, consumo, efluente) para a unidade de estudo e levantar o histórico de disponibilidade hídrica da região, os quais foram a base para o desenvolvimento do estudo.

Com base nas informações levantadas foi realizado o balanço hídrico da unidade, o qual indicou os gargalos para as atividades da empresa e, como resultado da avaliação crítica realizada, possíveis ações visando uma maior sustentabilidade hídrica da unidade.

As alternativas levantadas foram trabalhadas em conjunto com a empresa por meio de workshop, sendo posteriormente realizada uma análise de custo efetividade das ações propostas de forma que indicasse as ações mais viáveis a curto, médio e longo prazo para atendimento dos objetivos da empresa.

Os resultados desse estudo demonstraram para a empresa:
- Técnica mais eficiente empregada pela empresa, em relação ao consumo de água;
- Possíveis riscos do atual modelo de uso hídrico;
- Alternativas para aumentar a sustentabilidade hídrica da unidade avaliada.