A crisotila, constituinte principal do asbesto, é um mineral natural fibroso que foi amplamente explorado e utilizado em diversas aplicações. Desde os anos 80 e, mais intensivamente, nos anos 90, a exploração e aplicação do asbesto têm sido questionadas frente aos riscos à saúde humana. Nesse cenário, diversos países baniram a sua produção e utilização. 

Produtos de fibrocimento, materiais construtivos em edificações, autopeças, componentes industriais, entre diversos outros possuem asbestos em sua composição. 

O maior risco associado à exposição ao asbestos é a inalação de suas fibras que podem se alojar nos pulmões. No Brasil a Norma NR 15 (Atividades e Operações Insalubres) regulamenta as atividades de exposição ao asbesto em ambiente laboral e determina que a concentração máxima permitida no ambiente de trabalho é de 2,0 f/cm³.  

O mapeamento de materiais e instalações que contém o asbesto é necessário para uma efetiva gestão dos seus riscos associados. Para esta gestão a EBP pode assessorar sua empresa na execução das seguintes atividades:

  • Inventário de Asbestos: estudo preliminar das edificações e equipamentos e definição da auditoria no local para o levantamento de materiais com possibilidade de conter asbestos. Coleta de amostras de materiais por procedimentos seguros realizados por equipe especializada e envio para análise para confirmação laboratorial.
  • Laboratório Qualificado para Análise de Asbestos: o BACHEMA foi o primeiro e laboratório no Brasil com tecnologia para identificação de fibras de amianto por meio de luz polarizada certificado internacionalmente para esta análise. 
  • Mapeamento de Perigos: os levantamentos de campo, com as coletas nos pontos identificados são analisados e comparados quanto a sua localização e ocupação humana.
  • Monitoramento da qualidade do ar: em muitas situações o monitoramento das fibras de asbestos no ar é uma medida necessária e preventiva para a saúde dos seus colaboradores. Para avaliação quantitativa durante a remoção do asbesto, devem ser realizadas campanhas de monitoramento quantitativo da qualidade do ar, conforme normas técnicas aplicáveis (ISO 16.000 – 7:2007(E) Sampling strategy for determination of airborne asbestos fibre concentrations; VDI 3492).
  • Plano de Remoção de Materiais Contendo ASBESTO: o plano estabelece critérios e parâmetros técnicos adequados, a serem observados quando o manuseio, armazenamento e disposição final de resíduos que contenham asbestos em sua composição, com finalidade de proteger o ambiente, a integridade física e a saúde ocupacional dos profissionais envolvidos em operações de manuseio do material.
  • Gerenciamento e Supervisão Técnica das Obras de Remoção de Asbesto: atuando na gestão e cumprimento das normas técnicas, ambientais, e de segurança e saúde ocupacional. Os principais serviços oferecidos na área de gerenciamento de obras ambientais são:
  1. Planejamento e gerenciamento de obras previstas Plano de Remoção de Materiais Contendo Asbestos
  2. Supervisão Técnica e fiscalização das atividades executadas (gestão de mão de obra e segurança)
  3. Controles ocupacionais das atividades
  4. Elaboração de relatório final de conclusão dos serviços

Remoção e disposição final: o serviço completo de eliminação do risco por meio da remoção dos componentes deve ser realizado por equipes especializadas e armazenados e destinados a disposição adequada.