Estudo de Dispersão de Emissões Atmosféricas (EDA)

O Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA) é um modelo matemático que simula o fenômeno de dispersão dos poluentes locais na atmosfera. Essa simulação requer o uso de softwares específicos para realizar as iterações necessárias.

A modelagem permite estimar o comportamento dos poluentes na atmosfera, sendo a informação de interesse desse estudo as concentrações dos poluentes ao nível do solo, indicando os potenciais impactos na qualidade do ar para a população, assim como a fauna e a flora. 

Por ser uma ferramenta importante para prever os potenciais impactos da implantação de um empreendimento para o entorno, atualmente o EDA é requisitado pelos órgãos ambientais no licenciamento ambiental, a depender do porte e atividade do empreendimento.

Também pode ser utilizado no intuito de planejamento da empresa, como, por exemplo, para estudos de alternativas locacionais, ou ainda como um indicador para áreas de interesse para o monitoramento da qualidade do ar.

A EBP Brasil utiliza para os EDA o software AERMOD, o software mais aceito pelos órgãos ambientais no Brasil, apresentando nesses estudos as plumas de dispersão e elaborando também o inventário de emissões atmosféricas, em conjunto ou separadamente ao EDA.