Projeto

Avaliação Ambiental Preliminar

Com base nas orientações da DD 038 da Cetesb e na ABNT 15.515-1, a EBP Brasil conduziu uma Avaliação Preliminar em uma área industrial para mapear possíveis fontes de compostos organoclorados detectados como contaminantes na água subterrânea em investigações realizadas no site.

A Avaliação Ambiental Preliminar foi conduzida em uma área industrial com mais de 100.000 m2, localizada no estado de São Paulo, seguindo as orientações da Decisão da Diretoria N0 038/2017/C da CETESB e da norma brasileira ABNT 15.515-1.

Os objetivos da avaliação realizada foram identificar e localizar as possíveis fontes pretéritas e atuais dos contaminantes organoclorados presentes na água subterrânea do site.

Os objetivos deste projeto foram alcançados por meio de um amplo levantamento de dados em toda a área da unidade por meio de visita técnica, para a coleta de dados em campo, entrevista com antigos funcionários de diversos setores da empresa, vistas a processos no órgão ambiental, observação de fotografias aéreas temporais, obtenção de dados junto a órgãos oficiais, como por exemplo DAEE e Embrapa, além do levantamento de plantas históricas do site.

O levantamento de dados permitiu descrever em detalhes as características de uso pretérito e atual do site, incluindo informações a respeito de usos pregressos, mudanças de processos, produtos, matérias primas e insumos, layout de equipamentos, formas de armazenamento de materiais, gerenciamento de resíduos sólidos, tubulações e tanques subterrâneos, entre outros.

Foi considerado um raio de 500 metros a partir dos limites do site para o levantamento de dados como existência de áreas contaminadas, uso de água subterrânea, bens a proteger, entre outros.
As novas informações obtidas no levantamento de dados subsidiaram a localização em planta das áreas fonte, de potenciais fontes de contaminação pretéritas e atuais, bem como, as substâncias químicas de interesse relacionadas a cada uma delas, relacionando dados obtidos em estudos anteriores.

Os resultados obtidos na Avaliação Preliminar permitiram elaborar um modelo conceitual inicial para a área, relacionando as fontes potenciais a eventuais receptores e orientando sobre as ações subsequentes de investigação ambiental necessárias.