Treinamento sobre contaminantes emergentes

Treinamento sobre contaminantes emergentes

A Geoklock realizou, no final de agosto, treinamento para seus profissionais sobre contaminantes emergentes, em especial sobre os PFAS, substâncias polifluoradas presentes em espumas de combate a incêndios, revestimentos resistentes a água e gorduras e detergentes. A capacitação foi aplicada por Stewart Abrams, vice-presidente da LANGAN e Adam Hackenberg, hidrogeólogo e gerente sênior de projetos da mesma consultoria. A LANGAN, sediada nos Estados Unidos, está no mercado há aproximadamente 50 anos e tem projetos em mais de 80 países, com forte atuação no segmento de Real Estate.

Rodrigo Coelho, CTO da Geoklock, explica que o objetivo dessa capacitação foi o de trazer para a equipe de profissionais da empresa a questão dos PFAS, foco principal da discussão sobre contaminantes emergentes no mundo.  “Temos observado que o assunto tem crescido em seminários internacionais como o Battelle, nos Estados Unidos. Apesar de já ser abordado há alguns anos, o tema cresceu expressivamente nos últimos dois anos, comentou Coelho.

Entre outros tópicos, o treinamento realizado abordou a questão de amostragem de PFAS. “O tema da amostragem é bastante sensível. Quando falamos de PFAS é importante lembrar que as referências para análises são em parte por trilhão (ppt)”, explicou.

Nos Estados Unidos, estudos mostram que os PFAS, que totalizam mais de 3 mil compostos, são prejudiciais à saúde e cumulativos, no entanto, ainda há muitos resultados inconclusivos sobre sua toxicidade.

Coelho contou que a participação da equipe da Geoklock foi muito boa e houve um grande interesse. Os profissionais da LANGAN são altamente especializados e fazem parte da comissão sobre PFAS na agência ambiental norte-americana (EPA).

 “Com esse treinamento ficamos no mesmo nível dos consultores internacionais e adquirimos um conhecimento que não se tem no Brasil e que coloca a Geoklock à frente da concorrência. Em 2020, se o assunto aquecer por aqui, estamos preparados para prestar esse serviço”, finalizou Coelho.