RH investe em desenvolvimento profissional e das competências dos líderes

Mãos empilhando pequenos cubos ilustrando pessoas


Os benefícios indiretos, também chamados de “fringe benefits”, têm sido uma premissa para o desenvolvimento dos profissionais da Geoklock/Bachema. E a proposta da empresa vai além da concessão de vale-refeição, planos de saúde, planos de previdência, entre outros.

A estratégia da área de Recursos Humanos, está voltada para o desenvolvimento profissional e desenvolvimento das competências dos líderes, benefícios indiretos altamente relevantes e que integram a política de RH. “Nos últimos três anos totalizamos 9.090 horas de capacitação abrangendo 170 pessoas”, afirma Rosangela Banba, coordenadora de Recursos Humanos.

O alto grau de capacitação das empresas também apresenta resultados expressivos quando se trata de estagiários. Segundo Rosangela, em 10 anos foram efetivados 60 estagiários, sendo que a taxa de efetivação desses futuros profissionais é de 99%.

O investimento em capacitação também se estende para a área de gestão, inclusive com atenção especial para este grupo, já que segundo Rosangela “Entendemos que construir e manter uma cultura de liderança baseada em nossa estratégia é fundamental para o sucesso da Geoklock/Bachema”.

Em 2016, a alta direção estabeleceu o perfil e as características esperadas para o comportamento dos líderes, através desta definição foi criado o Guia de Liderança Geoklock/Bachema. “Ser um líder em nossa organização significa esforçar-se em desenvolver e aperfeiçoar continuamente nove comportamentos fundamentais, que são: Comunicar-se de forma efetiva; Ser otimista e positivo; Ser íntegro; Ter visão de futuro; Decidir e conduzir o consenso; Promover a colaboração; Ser orientado a resultados; Desenvolver as pessoas e Buscar o sucesso do cliente”, explica Rosangela.

Tendo como base os nove comportamentos, foram realizados treinamentos para lideranças e aspirantes, sendo que a última turma aconteceu em maio deste ano.

Houve ainda uma reformulação na avaliação de desempenho que converge com a estratégia das empresas que, além das três dimensões de crescimento, tem 5 pilares fundamentais que são: Foco no cliente, Gestão de recursos, Inovação, Desenvolvimento profissional e Desenvolvimento de líderes. Com essa reformulação, todos os gestores foram e estão sendo capacitados para aplicar o novo formato da avaliação e para replicar o treinamento de liderança por meio de reuniões de coaching.

“Estamos preparando futuros líderes para trabalhar a sustentabilidade da organização e a nossa política é a capacitação constante. Estamos à frente nesse quesito”, ressaltou Rosangela.

Um exemplo de destaque é a oportunidade que os jovens profissionais têm ao representar a Geoklock no Battelle, Conferência Internacional realizada anualmente nos Estados Unidos. Rosangela explica que a empresa oferece a oportunidade de participação para todos os profissionais. “Os trabalhos a serem apresentados na conferência passam por um comitê interno e depois por uma banca antes da apresentação no Battelle. Esse formato de avaliação mostrou-se positivo, pois todos os trabalhos da Geoklock têm sido aprovados pelo Battelle, o que mostra a alta capacitação desses jovens profissionais e a relevância dos assuntos”, afirmou Rosangela.