Principais Perguntas e Respostas sobre Riscos Ambientais.

No decorrer dos últimos anos, após acidentes com grandes consequências ambientais, muitos se perguntam se suas instalações estão seguras e livres de graves consequências em situações adversas. Estas perguntas são legitimas e precisam ser investigadas com a maior antecedência possível, evitando assim que cenários sejam mapeados e eventuais riscos identificadas, de modo que medidas preventivas sejam adotadas. Além do posicionamento temporal correto, é necessário compreender a complexidade dos cenários apresentados em muitas circunstâncias. Para auxiliar na compreensão desta temática são apresentadas algumas perguntas típicas e suas respectivas respostas.  

O que são e quais são os riscos ambientais? 

Os riscos ambientais são potenciais situações que podem ocorrer em cenários de eventos críticos ou acidentais com consequências aos ecossistemas naturais no entorno direto ao empreendimento. Podem ser classificados como riscos ambientais os cenários que envolvam situações de vazamentos, derrames, overflow de produtos, rompimentos de barragens e diversos outros cenários que potencialmente podem gerar consequências indesejáveis às águas superficiais ou subterrâneas, ao solo, à fauna e à flora. 

O que é a análise de risco aplicada às questões ambientais? 

A análise de risco é realizada sempre que existe um potencial perigo associado a materiais explosivos, produtos inflamáveis, materiais radioativos e produtos tóxicos. Aplicar os conceitos da análise de risco ao meio ambiente significa avaliar quais potenciais cenários acidentais podem gerar consequências aos ecossistemas e à qualidade ambiental do entorno das instalações, passando inicialmente por uma identificação mais profunda da qualidade ambiental das áreas e finalizando com um mapeamento das potenciais consequências, considerando ainda outros produtos muito além dos tradicionalmente utilizados pela análise de risco tradicional.

Como identificar os riscos ambientais? 

Os riscos ambientais são cenários de eventos ou acidentes que podem ocorrer em função de uma atividade operacional em uma determinada localidade. Para identificar os riscos ambientais é preciso conhecer muito bem e com antecedência, ambas as condições de processo operacional e de qualidade ambiental local, e em alguns casos a regional. É um trabalho que objetiva identificar com exatidão quais são os elementos químicos e compostos presentes no processo operacional que precisam de ações de proteção e preventivas, como também, das características ambientais locais que podem limitar ou expandir as consequências em caso de um evento indesejado.

Como prevenir riscos ambientais?

A prevenção é sempre a melhor opção. Evitar consequências de um acidente ou as chances de um evento indesejável ocorrer é seguramente a melhor forma de agir. Os custos da prevenção são, na maior parte dos casos, entre 100 a 1.000 vezes mais baixos dos custos gerados por consequências a estes eventos, sem contar as perdas envolvendo vidas humanas, o ecossistema e a qualidade socioambiental regional. A prevenção deve ser definida em cada caso segundo os riscos existentes. Exemplos típicos podem ir desde a simples pequenas adequações de uma estação de tratamento de efluentes ou da ampliação de diques de contenção, até sistemas mais complexos e maiores como a instalação de bacias de emergência, projetos de reúso de água tratada em indústrias, sistemas de controle de poluição em chaminés, entre outros.