Avaliação de risco ecológico

Ecological risk assessment

Com a publicação da decisão de diretoria DD nº 038/2017 da CETESB, a Avaliação de Risco Ecológico tornou-se parte integrante da Análise de Risco nas situações em que exista ecossistema natural sob influência de uma área contaminada. Frente a este potencial para novas demandas, a GEOKLOCK tem atuado na área e se capacitado sobre o tema.

Neste sentido, a GEOKLOCK participa ativamente do Grupo Técnico da ABNT para elaboração da norma sobre Avaliação de Risco Ecológico. Recentemente, também participou dos eventos internacionais ISTA-18 e 12º SETAC (América Latina), onde o assunto foi discutido entre membros da academia, órgãos reguladores, consultorias e indústrias.

O ISTA-18 – International Symposium on Toxicity Assessment – foi realizado entre os dias 16 e 21 de julho de 2017 na cidade de Limeira/SP. A GEOKLOCK foi representada pelos colaboradores Andréia Yoshinari, André Canale e Filipe Biaggioni, com a apresentação do pôster “Case Study: Application of the TIE (Toxicity Identification Evaluations) Methodology in the Environmental Diagnosis of Groundwater Contaminated by Pesticides”.

O 12º SETAC – evento promovido pela “Society of Environmental Toxicology and Chemistry” – foi realizado entre os dias 04 e 10 de setembro de 2017 na cidade de Santos/SP.

Destaca-se a participação técnica da GEOKLOCK pela apresentação do trabalho “Aplicação do Método de Avaliação de Risco Ecológico da EPA em Área Contaminada por Pesticidas, Compostos Orgânicos e Metais – Estudo de Caso”.