Projeto

Mapeamento de Processos Industriais como Ferramenta para Direcionar o Monitoramento Ambiental


Em uma unidade industrial do setor de mineração no Brasil, mediante solicitações do órgão de controle foi necessário avaliar a ampliação da malha de monitoramentos ambientais para segurança e melhoria do controle ambiental de suas atividades e processos produtivos. O objetivo do estudo foi identificar por meio de balanços hídricos e mássicos dos processos industriais todos os potenciais produtos e matérias primas utilizados, resíduos e efluentes gerados possibilitando uma análise de aderência ao plano ambiental vigente e a indicação de melhorias.

Inicialmente foi realizado um levantamento de campo em todas as áreas de processos industriais da empresa, no qual foram identificadas todas as entradas e saídas. Posteriormente foram tabuladas as informações em fluxos hídricos e de massa, sendo que foram considerados neste momento influências diretas de águas pluviais incidentes na área que influenciam diretamente no transporte e vazões de efluentes durante a estação chuvosa.

O balanço hídrico contemplou desde as captações de água para uso industrial e utilidades, consumos em preparação de produtos para os processos industriais, perdas de água e reusos já praticados pela mineradora.

O balanço de massa contou com identificação dos quantitativos de matéria-prima e insumos do processo, bem como avaliou a composição típica de cada item buscando identificar potenciais contaminantes a serem observados durante o monitoramento ambiental.

Os trabalhos possibilitaram identificar as áreas de consumo e geração de diversos produtos, matérias primas, resíduos e efluentes líquidos e gasosos, bem como a localização geográfica de cada área em planta.

A partir desta identificação foi avaliada a aderência entre dos planos de monitoramento realizados pela empresa e os planos elaborados em face aos balanços e fluxos identificados no estudo. Por fim, foram elaborados planos de monitoramento e amostragens sob medida para águas subterrâneas e superficiais, efluentes líquidos e gasosos e resíduos sólidos. Os novos planos irão permitir a mineradora um controle ambiental efetivo do site.