Geração de Energia a partir de Resíduos – Considerações sobre o Biogás

Geração de Energia a partir de Resíduos – Considerações sobre o Biogás

biogás
Há 40 anos no Mercado de Consultoria e Engenharia Ambiental, a EBP teve o Privilégio de Acompanhar as Mudanças na Matriz Energética, não só no Brasil como no Mundo

A vantagem de estar há muito tempo em um mercado é poder ter uma leitura dinâmica dos vetores que geram mudanças e acompanhar a evolução natural de um determinado segmento. Há 40 anos no mercado de Consultoria e Engenharia Ambiental, a EBP teve o privilégio de acompanhar as mudanças na matriz energética, não só no Brasil como no mundo, impulsionadas principalmente nas últimas duas décadas pelas metas de redução de emissões de carbono originadas por diversos acordos e instrumentos internacionais que foram ratificados ao longo do tempo com o objetivo de conter as mudanças climáticas globais resultantes das atividades antrópicas.

Comparado aos outros países, o Brasil possui os maiores indicadores de produção de energias renováveis. De acordo com os últimos dados do Ministério de Minas e Energia (MME), publicados anualmente no Balanço Energético Nacional (BEN), a oferta de energia elétrica por fontes renováveis está em 83%. No setor de transportes, o consumo de biocombustíveis líquidos tem uma participação de 25% do total, já no segmento indústria, a bioenergia tem uma participação de 40% do consumo total do setor. Na matriz de demanda total de energia, as fontes renováveis chegam a 46%, mais de 3 vezes a média mundial.

Fica claro que estamos muito à frente dos outros países e continuamos a promover mudanças significativas na adoção de energias renováveis em nosso território, com uma taxa atual de crescimento de 0,6% ao ano na produção de energia de fontes renováveis, segundo o MME.

Nesse contexto, uma das fontes de energia renovável que tem ganho cada vez mais relevância no Brasil é o biogás. O biogás é obtido por um processo bioquímico conhecido como biodigestão, onde resíduos orgânicos são digeridos por microorganismos anaeróbios (que vivem na ausência de oxigênio) produzindo o gás metano e o dióxido de carbono como subproduto do seu metabolismo. O time da EBP Brasil foi pioneiro na elaboração de projetos de geração de energia utilizando o biogás, adaptando tecnologias estrangeiras economicamente viáveis para solucionar problemas locais, principalmente no aproveitamento de resíduos agrícolas e da indústria de alimentos como fonte de geração de energia.

O agronegócio brasileiro além da principal atividade econômica que compõe nosso Produto Interno Bruto, vem sendo também responsável por impulsionar ainda mais mudanças em nossa matriz energética com a produção de biocombustíveis e a geração de energia elétrica a partir da biomassa.

O potencial de aproveitamento de resíduos da produção agrícola para a produção de biogás e geração de energia (elétrica, calor ou combustível) é imenso no país. A principal vantagem desse tipo de fonte renovável é a produção decentralizada, trazendo a energia para perto dos centros de consumo, além de se aproveitar das estruturas já existentes como por exemplo, as redes de gás natural nas cidades nas cidades que possuem infraestrutura instalada e podem receber diretamente o biometano purificado (pelo processo de adsorção por pressão) para utilização doméstica ou como combustível veicular. Sabendo que o Brasil não possui uma malha de gasodutos adequada às demandas locais, o biogás é uma solução para atender à crescente demanda por energia dos diversos setores da economia, nos locais onde existe demanda.

Os benefícios diretos para quem deseja investir na produção de Biogás são diversos, iniciando com o destino sustentável dos resíduos orgânicos, na redução de custos com a disposição desses resíduos e a substituição da energia convencional pela energia renovável. Caso exista excedente de produção de energia, ela pode ser uma fonte de receita para o produtor além da venda ou uso do produto da biodigestão como fertilizante, contribuindo para melhorar as condições socioambientais de sua região com o fornecimento de energia limpa e correta destinação dos resíduos sólidos. Todo esse ciclo promove também uma redução de gases de efeito estufa, auxiliando no cumprimento das metas nacionais e internacionais e contribuindo ainda mais para colocar o Brasil como líder na geração de energia por fontes renováveis.

De acordo com levantamento realizado em 2020 pela CIBiogás em conjunto com a ANEEL, estão em operação no Brasil 521 unidades de geração de energia de biogás, sendo que 80% delas utilizam resíduos agrícolas em sistema de biodigestão, porém elas representam apenas 12% do total de biogás gerado, ficando com a maior contribuição, as plantas que utilizam Resíduo Sólido Urbano e Estações de Tratamento de Esgoto, com um volume de 76% do total do Biogás produzido. Estes dados apenas indicam o quanto o agronegócio ainda pode contribuir para uma matriz energética mais renovável e, também, como o mercado nacional pode se beneficiar dos investimentos nesse segmento.

A EBP Brasil está preparada com todo o seu know how como Consultoria e Engenharia Ambiental, para auxiliar fundos de investimento, produtores rurais, empresas de saneamento e entidades governamentais na adoção de soluções de biogás que se encaixem da melhor forma possível nos contextos locais com todo o respeito às demandas regulatórias ambientais. Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba como podemos contribuir para o sucesso de projetos dessa natureza: [link formulário de contato].

Tags: #Biogás