Geoklock implementa seu Programa de Compliance

A adoção do compliance nas empresas tem sido crescente no Brasil e revela uma maturidade corporativa dentro das organizações.

Mãos ao redor do globo terrestre


Adequar suas atividades em conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos, determina a segurança na tomada de decisão de seus gestores.

Esse é o caminho que está sendo trilhado pela Geoklock, empresa do grupo EBP, companhia suíça com presença internacional, que iniciou a implementação de seu programa de compliance em 2018. “Em julho de 2019 lançamos oficialmente o Código de Conduta da empresa, que traz o perfil de valores e rege o comportamento dos nossos colaboradores”, explicou João Castro, membro do conselho de compliance da empresa.

Segundo Castro, com o compliance os mecanismos ficam mais ágeis no que diz respeito, por exemplo, à mudança das leis. “É mais fácil avaliar os impactos diretos e indiretos de uma alteração legal”, avaliou.

Mas esse processo não se resume à produção de normas e procedimentos, é preciso um treinamento específico para a aplicação do compliance. “O treinamento foi uma peça-chave para a Geoklock. Trouxemos um advogado especializado que aplicou a capacitação e explicou todos os termos jurídicos e questões na prática”, relatou Castro.

O sistema de gestão do compliance está estruturado na prevenção, detecção e correção. Na prevenção, contempla-se o treinamento e conhecimento, que será um programa anual na Geoklock. Na detecção está o Canal de Denúncia, já implementado e que é uma ferramenta fundamental para o funcionamento do sistema. E, finalmente, a correção que se torna um instrumento que viabiliza a reparação e o ajuste de uma conduta ou procedimento.

Para Castro, com um programa de compliance os colaboradores têm claro o que se espera da conduta deles e ajuda a empresa a prever alguns riscos. Quanto aos clientes, Castro diz que a Geoklock tem recebido algumas solicitações por parte deles de programas de compliance.

O caminho do programa de compliance foi iniciado e os próximos passos terão como meta a evolução desse novo processo de gestão. “É consenso da empresa a importância desse programa, pois um dos grandes ganhos é que nos tornamos mais ágeis no que já fazemos e consolida a nossa prática”, finaliza Castro.